Abrigo do Marinheiro Escola Almirante Carneiro Ribeiro

Escola Almirante Carneiro Ribeiro

Departamento Regional do Abrigo do Marinheiro em São Pedro da Aldeia - DRAMN-SPA

Um portal para o futuro do seu filho

Projeto Pedagógico

Todos os alunos possuem seus direitos e deveres assegurados pelo regimento escolar.
Saiba quais são eles:

Direitos e Deveres

Confira as fotos da nossa aula de educação ambiental.

Educação Ambiental

O Projeto Pedagógico da EACR surge da reflexão coletiva sobre os princípios básicos que fundamentam as definições:

  1. Das finalidades da escola (embasamento filosófico e metodológico);
  2. Da estrutura organizacional (fins e objetivos a serem alcançados, discriminados por modalidades de atendimento);
  3. Das relações de trabalho;
  4. Da relação aluno/professor;
  5. Dos processos de decisão avaliativa;
  6. Da organização do tempo e espaço escolar;
  7. Da organização dos alunos (turmas);
  8. Dos conteúdos curriculares;
  9. Dos procedimentos didáticos; e
  10. Das características da população a ser atendida e da comunidade na qual está inserida.

Objetivos do Projeto Pedagógico da EACR

  1. Desenvolver com os alunos a consciência de seus deveres e direitos, tornando-os agentes transformadores para atuação numa sociedade democrática;
  2. Envolver o aluno no processo ensino-aprendizagem, como agente no processo de construção e condução do saber;
  3. Desenvolver com o aluno o conceito de pessoa como sujeito de sua história, livre e capaz de conceber-se, num projeto de transformação social e que, consciente de sua situação histórica, age e interage de forma crítica, sendo capaz de ser solidário, fraterno, de amar e ser amado e, reconhecendo para seus semelhantes, igualdade de direitos, deveres e oportunidades;
  4. Tornar o aluno membro da sociedade onde ele exercite os valores de liberdade, justiça e dignidade, contribuindo para que a sociedade conceba a participação como alicerce da prática democrática, igualitária, sem qualquer discriminação;
  5. Preparar o aluno para o desafio do trabalho, a fim de exercer suas atividades num processo histórico e de participação comunitária; e
  6. Proporcionar ao educando uma formação integral de acordo com suas potencialidades, como elemento de autorrealização, preparação para o trabalho e a formação básica como cidadão, mediante o exercício efetivo dessa condição, numa perspectiva de aprendizagem constante.